sexta-feira, 17 de agosto de 2012

José Mauro de Vasconcelos: um de meus autores favoritos


Eu ainda era criança quando li pela primeira vez um livro de José Mauro de Vasconcelos. Como a maioria, comecei com Meu pé de laranja lima, a obra-prima dele. Não dá pra descrever em palavras o quanto este livro muda a vida de quem o lê com atenção. A vida e os sonhos do pobre Zezé, o "meninozinho que um dia descobriu a dor" nos convida a entrar no desconhecido território do imaginário infantil, tão inexplorado na grande parte dos livros em nossa literatura.
Mas não parei por aí não. Procurei Vamos aquecer o sol, Doidão, Rosinha minha canoa, Rua descalça, Arara Vermelha e outros tão bons ou melhores do que o primeiro.
José Mauro sabe como ninguém usar as palavras. Seus livros são capazes de colocar qualquer leitor para pensar. Refletir sobre a vida e a melhor maneira de aproveitá-la sem sofrimentos. Ele mesmo, que buscou a felicidade até o fim de sua vida, morreu sem ter certeza de onde ela talvez, de fato, estivesse.

Ele consegue fazer até o mais bruto dos homens chorar, tocado profundamente ao perceber que Zezé será infeliz ainda por muito tempo. José Mauro é um escritor único, que infelizmente morreu sem deixar herdeiros. Uma pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário